ECONOMIA: Cédulas do real vão mudar, saiba o porquê da mudança e como elas ficarão.

03-02-2010 17:17

por Felipe Pires Nogueira.

    Podemos considerar essas novas cédulas como uma 2ª edição do real, ou uma 2ª família, o que importa são as vantagens que essas novas cédulas trarão para a população.

    Qualquer semelhança com notas estrangeiras, não é mera coincidência! O governo planejou os novos modelos para auxiliarem na internacionalização do dinheiro brasileiro.

    As notas serão de diferentes tamanhos, uma grande ajuda aos deficientes visuais que poderão diferenciar as notas com maior facilidade.

    O ministro da fazenda, Guido Mantega, afirmou que o principal objetivo é melhorar a segurança, prevenindo contra falsificações. Disse também que “Estaremos emitindo cédulas de última geração, que são compatíveis com as cédulas mais modernas em circulação no mundo, como o euro e a nova família de dólares".

    Guido Mantega também lembrou que a moeda brasileira está ganhando espaço no mercado internacional e já começa a ter demanda pelo real no exterior.

    Segundo o  BC, apesar de as novas notas de R$ 100 começarem a circular ainda neste semestre, as antigas continuarão a valer, devendo ser totalmente substituídas em até dois anos. "Esse é o tempo de substituição por conta do desgaste das cédulas", explicou Anthero Meirelles, diretor do BC.

    O Banco Central informou que a nova família das cédulas vem sendo desenvolvido desde 2003, em conjunto com a Casa da Moeda. De acordo com a instituição, a nova família vai manter a diferenciação por cores predominantes, de modo a facilitar a "rápida identificação dos valores" por parte da população.

    A autoridade monetária informou ainda que, para produzir as novas cédulas com recursos gráficos e novos elementos de segurança, a Casa da Moeda modernizou seu parque fabril. "Com as aquisições, [a Casa da Moeda] se equipara às empresas mais modernas do mundo no ramo da impressão de segurança", disse o BC.

    Os animais presentes em cada cédula não mudarão, apenas receberão novo design, veja como serão as novas e modernas cédulas de real: