Direito

O que faz?

    É o profissional responsável pela aplicação da Justiça na sociedade, pois estuda a ciência das normas que disciplinam as relações entre os indivíduos da sociedade. O Bacharel em Direito tem duas opções quanto à sua atividade profissional: advogar ou seguir carreira jurídica. Como advogado, representa e defende o cliente e seus interesses em qualquer instância, juízo ou tribunal. Também pode dar assessoria ou consultoria jurídica a empresas públicas ou privadas. Se optar pela carreira jurídica, pode tornar-se delegado de polícia, juiz de Direito ou promotor e procurador de justiça.

Dados

    Duração do Curso: 5 anos.

    Salário Médio : A remuneração do profissional da área do Direito decorre diretamente da atividade que escolheu para exercer. Um advogado em inicio de carreira poderá receber salário fixo (se contrato como empregado em escritório de advocacia) de em média R$ 3.000,00. Se a opção for o próprio escritório, não há uma previsão de remuneração; dependerá em muito da clientela que conseguir. A OAB publica uma tabela de honorários (www.oabmg.org.br) que estipula valores para os serviços prestados. Quanto às carreiras públicas o salário médio inicial é de 5.000(mais benefícios) , valores estes que ao longo da carreira podem superar os R$ 20.000,00.

Currículo Básico

    No primeiro período, os alunos cursam disciplinas introdutórias à economia, à filosofia e à ética. O restante das disciplinas do curso está dividido entre quatro departamentos: Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito; Direito e Processo Penal; Direito e Processo Civil e Comercial; e Direito Público. Vale lembrar que a conclusão do curso concede ao aluno o diploma de bacharel em Direito.  Para exercer a profissão de advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

:: Mercado de Trabalho

    O campo de atuação para o profissional formado em Direito pela UFMG é bastante amplo. O bacharel pode, se quiser, se submeter à exame de comprovação de conhecimentos junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para então exercer a profissão de advogado. Sendo aprovado em concurso público pode atuar, por exemplo, como Juiz, Promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador Público, Delegado de Polícia, Professor. Sua atuação pode se dar nas áreas do Direito Civil, Penal, do Trabalho, Tributário, Internacional, Comercial. Atualmente os concursos públicos são muito procurados em virtude da boa remuneração e da estabilidade de emprego.

Onde encontro o curso? 

» UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Pública)
Modo: Bacharelado.
Avaliação no Enade 2005: 5 (de 5).
Turno: Diurno e Noturno.
Vagas Ofertadas: 400, com duas entradas anuais; são 200 vagas no primeiro semestre (100 para o período diurno e 100 para o noturno) e mais 200 vagas no segundo semestre (100 para o diurno e 100 para o noturno) 


» UFJF-MG - Universidade Federal de Juiz de Fora (Pública)
Modo: Bacharelado
Turno: Diurno e Noturno.
Vagas Ofertadas: 100 vagas no período diurno, sendo 50 para o primeiro semestre e 50 para o segundo. Para a noite são disponibilizadas outras 80 vagas, sendo 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo.


» FADIVA - Faculdade de Direito de Varginha (Privada)
Modo: Bacharelado.
Turno: Diurno e Noturno.
Vagas Ofertadas: 60 vagas para turma noturna ou diurna, com entrada anual.