BEM VINDO AO JORNAL EMSA! Você está na seção Vestibular

SEÇÕES: CINEMA - COLÉGIO - EMSA - ESPORTES - GERAL - JOGOS - MÚSICA - VESTIBULAR

Vestibular

Fuvest confirma a lista de livros obrigatorios para 2011

13-02-2010 22:59

 

A Fuvest confirmou a lista de livros obrigatórios para o exame de 2011. Será mantida a mesma seleção de 2010. Veja quais são os títulos:

  • Auto da barca do inferno - Gil Vicente;
  • Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;
  • Iracema - José de Alencar;
  • Dom Casmurro - Machado de Assis;
  • O Cortiço - Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras - Eça de Queirós;
  • Vidas secas - Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia - Jorge Amado;
  • Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.

  • Em março devem ser anunciadas as obras que serão cobradas nos concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015. Veja outras informações no site da Fuvest.

    Novo formato de provas aprimora o Vestibular da Unicamp

    26-01-2010 02:50

         A partir do próximo ano, quem pretende ingressar em cursos de Graduação da Unicamp vai perceber mudanças no formato do vestibular.As mudanças mantêm os princípios que vêm norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu início e atualiza os pontos relativos aos programas das disciplinas e das áreas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino médio. Além disso, aprimora o vestibular enquanto instrumento de seleção.

    Primeira Fase

        A avaliação da escrita na Prova de Redação será ampliada: o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. Hoje, seleciona uma de três propostas e prepara apenas um texto. Essa prova volta a ser corrigida para todos os candidatos, independentemente dos pontos alcançados na Prova de Questões, e seu peso continua valendo 50% da nota da primeira fase do vestibular da Unicamp. O novo formato reforça a integração entre leitura e escrita, além de ampliar as possibilidades de avaliação, aumentando assim a confiabilidade da seleção. Além disso, como os gêneros dos textos a serem elaborados podem variar dentro de um grupo pré-determinado, evita-se o treinamento em apenas uma proposta de texto.

        Além da mudança na Prova de Redação, a Prova de Questões também muda: o número de questões a serem respondidas pelos candidatos passa de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões na área de Ciências Humanas, Artes e Humanidades, sendo pelo menos 6 questões de Geografia e 6 questões de História, introduzindo-se questões de Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; e 18 questões na área de Ciências da Natureza, distribuídas uniformemente entre Ciências Biológicas, Física e Química. O tempo de duração da prova da primeira fase passará de 4 para 5 horas.
        Com uma prova mais abrangente, amplia-se o escopo dos conteúdos avaliados, permitindo inclusive que questões nas diversas áreas apresentem variados graus de dificuldade. O maior número de questões (48 contra 12) e de textos elaborados para a Prova de Redação aumenta a precisão dos resultados da primeira fase.

        O Enem continua a participar com 20% da nota da primeira fase, porém passa a ser de uso obrigatório a todos os candidatos do Vestibular Unicamp.

    Segunda Fase

         As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas 3 provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, com quatro horas a cada dia, sendo (sem seguir a ordem de dias, necessariamente): I - 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; II - 18 questões na área de Ciências Humanas, Artes e Humanidades (pelo menos 8 questões de Geografia e 8 questões de História, introduzindo-se questões de Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas aos currículos do ensino médio) e 6 questões de Língua Inglesa; III - 24 questões na área de Ciências da Natureza, distribuídas uniformemente entre Ciências Biológicas, Física e Química.

    Já estão disponíveis os comprovantes de inscrição para o vestibular e PISM UFJF.

    10-12-2009 19:19

        A UFJF disponibilizou hoje (10), os comprovantes definitivos de inscrição para o vestibular e PISM, junto ao comprovante vem o local da realização da prova. O Vestibular e os 3 Módulos do PISM totalizaram cerca de 30 mil inscritos. Para acessar o comprovante, basta clicar aqui. Após acessar a opção (Vestibular ou Pism), o candidato deverá encontrar seu nome na lista, conferir se seu CPF está correto e responder 37 questões gerais, para fins exclusivamente estatísticos da UFJF, para auxiliar em pesquisas pedagógicas.

        É bom lembrar também que agora o PISM UFJF mudou de 4 dias, para apenas 3 dias de prova. Na hora da prova o candidato deve levar seu comprovante definitivo de inscrição, carteira de identidade, caneta, lápis e borracha.

    UFJF divulga relação de candidatos por vaga no processo 2009.

    07-12-2009 00:34

        Nesta sexta-feira (04), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a relação de candidatos por vaga. Para a surpresa de todos o curso mais concorrido foi... Medicina com 75,73 candidatos por vaga, um recorde para a universidade. A relação está dividida em 3 grupos: A, B, C. Não foi divulgada nenhuma explicação sobre o que significa cada grupo, em uma analise rápida pode-se perceber que o grupo B é do PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto) devido ao número considerável de vagas e o baixo número de candidatos, e o grupo C seria o vestibular normal.

        Clicando abaixo você será redirecionado à relação de candidatos por vaga.

    - Candidatos por vaga (UFJF 2009)

    Primeiro dia de prova do ENEM, veja a opnião de quem fez!

    05-12-2009 18:48

        Hoje, foi realizada em todo o Brasil, a primeira prova do ENEM, a prova de 90 questões sobre Ciências Humanas e Ciências da Natureza começou às 13 horas. Eu (Felipe) fui fazer a prova e agora digo aos leitores o que achei:

        "A prova estava grande e demorada, tinha 30 páginas, textos grandes e só terminei quando faltavam 20 minutos. A prova em si estava difícil, e abordava alguns assuntos constantemente como energia, clima, desigualdade social".

        A também aluna do Santos Anjos, Larissa Ribeiro também nos falou sobre a prova:

        "A tão esperada prova do ENEM chegou, veio como uma caixinha de surpresas, onde você encontrava questões que necessitava de um alto nível de raciocínio e conhecimento, e outras que nem precisava tanto. Mas todas as questões foram muito bem elaboradas, com textos fazendo uma introdução do assunto para o participante saber o que vai pedir a pergunta .

        A prova foi um pouco exaustiva, continha textos longos e por ser 90 questões a prova mais parecia uma bíblia, além de ficarmos 4 horas e meia fazendo a prova, o que causava dores no corpo e um cansaço.

        A aplicação foi boa, tudo bem monitorado, os funcionários deram todas as instruções necessárias, tudo muito tranqüilo. Agora é esperar a prova de amanhã, com redação e mais questões, e em março ver a pontuação de cada um."

        Bom agora é esperar pra próxima prova e ver o resultado que está previsto para sair às 20 horas neste domingo no site do INEP (www.inep.gov.br).

        Quem interessar em discutir as questões e ver algumas solucionadas, visite nosso fórum, clicando aqui!

    Ministério da Educação faz campanha para resgatar a imagem do Enem.

    12-11-2009 16:10

        São três filmes para TV estrelados pelo ator Wagner Moura. Valor das propagandas, que incluem rádio e internet, é de R$ 300 mil.

        Começou a ser veiculada na quarta-feira (11) uma campanha do Ministério da Educação (MEC) para resgatar a imagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abalada após denúncia de fraude e necessidade de adiamento.

        São três filmes para TV, campanha de rádio e internet estrelados pelo ator Wagner Moura, que ficam no ar até a realização da prova, nos dias 5 e 6 de dezembro. As propagandas custaram R$ 300 mil.

        O primeiro filme, rodado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde Moura estudou, tenta recuperar a imagem do exame. O ator diz que o Enem é o "resgate da qualidade da prova", "o fim da decoreba no vestibular" e representa a democratização do acesso ao ensino superior. O filme lembra que o Enem tem nova data e que as inscrições continuam valendo.

        O MEC costuma fazer campanhas no período próximo às provas para lembrar datas, locais, prazos e documentos necessários. Neste ano, a avaliação foi de que era preciso destacar os benefícios depois da fraude que abalou o exame.

        Em 1º de outubro, uma reportagem do "Estado" revelou que dois homens tentaram vender uma cópia da prova, o que levou o MEC a cancelar a primeira versão, refazer o material e marcar novas datas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.