Coluna do Felipe - Traveling Wilburys

12-01-2010 11:31

    Olá amantes da música!

    Bom, para essa matéria, resolvi escolher uma banda que conheci há pouco tempo: The Traveling Wilburys, um super grupo formado por George Harisson (ex-beatles), Bob Dylan, Roy Orbison (autor de “Pretty Woman”), Jeff Lynne e Tom Petty.

Como tudo começou

    Pode-se dizer, que tudo começou por acidente. A gravadora de George, o pediu para que gravasse uma nova canção para o lado B de seu single “This is Love” (Pra quem não sabe, antigamente, lançavam-se os singles, que eram discos com uma canção de um lado e outra canção no outro lado). George foi para o estúdio de Bob Dylan para gravar esta canção, ao chegar lá encontrou com alguns amigos de Dylan reunidos por lá: Roy Orbison, Jeff Lynne e Tom Petty. Ao mostrar para o pessoal por lá reunido, a canção “Handle With Care”, George resolveu tentar gravar esta canção com a ajuda dos amigos que estavam ali. O resultado foi surpreendente, e como todos ficaram muito felizes com essa parceria, decidiram montar os Traveling Wilburys. Isso tudo acontecia em meados do ano de 1988, e, no final deste mesmo ano, o grupo recém-formado já perdia um dos principais líderes, Roy Orbison, veio a falecer no dia 6 de Dezembro. Sem Roy Orbison, o grupo terminou seu primeiro álbum Traveling Wilburys Vol. 1. No videoclip da música “The End of The Line”, há uma homenagem para Roy, em determinado momento da música, onde figura uma foto dele e uma guitarra igual a que ele costumava usar.

    Dois anos após o falecimento de Roy Orbison, o grupo lança seu segundo e último trabalho: The Traveling Wilburys Vol. 3 (isso mesmo, vol. 3, apesar de ser o segundo álbum do grupo). A curiosidade é que todos do grupo usavam pseudônimos dentro do grupo, e os pseudônimos usados no Vol.1 e no Vol.3 são diferentes confira:

 

No álbum Traveling Wilburys Vol. 1:

  • Nelson Wilbury - George Harrison
  • Lefty Wilbury - Roy Orbison
  • Otis Wilbury - Jeff Lynne
  • Charlie T. Wilbury Jr. - Tom Petty
  • Lucky Wilbury - Bob Dylan

No álbum Traveling Wilburys Vol. 3:

  • Spike Wilbury - George Harrison
  • Clayton Wilbury - Jeff Lynne
  • Muddy Wilbury - Tom Petty
  • Boo Wilbury - Bob Dylan

O nome do grupo...

    O nome "Wilbury" foi um termo familiar utilizado por George Harrison e Jeff Lynne durante a gravação do álbum Cloud Nine. Em inglês "We’ll bury them in the mix" pode ser traduzido como "nós os enterramos na mistura". No início, George Harrison sugeriu o nome The Trembling Wilburys, mas posteriormente acabaram mudando para The Traveling Wilburys.

O fim...

    O falecimento de Roy Orbison, vocalista do grupo, e a onipresença compositora de Bob Dylan no segundo álbum, (mais da metade das canções foram compostas por ele), contribuíram para um final amistoso do grupo.

Confira o site oficial do grupo: http://www.travelingwilburys.com/default/index/

 

Até a próxima!