BEM VINDO AO JORNAL EMSA! Você está na seção Música

SEÇÕES: CINEMA - COLÉGIO - EMSA - ESPORTES - GERAL - JOGOS - MÚSICA - VESTIBULAR

Música

Coluna do Felipe - Traveling Wilburys

12-01-2010 11:31

    Olá amantes da música!

    Bom, para essa matéria, resolvi escolher uma banda que conheci há pouco tempo: The Traveling Wilburys, um super grupo formado por George Harisson (ex-beatles), Bob Dylan, Roy Orbison (autor de “Pretty Woman”), Jeff Lynne e Tom Petty.

Como tudo começou

    Pode-se dizer, que tudo começou por acidente. A gravadora de George, o pediu para que gravasse uma nova canção para o lado B de seu single “This is Love” (Pra quem não sabe, antigamente, lançavam-se os singles, que eram discos com uma canção de um lado e outra canção no outro lado). George foi para o estúdio de Bob Dylan para gravar esta canção, ao chegar lá encontrou com alguns amigos de Dylan reunidos por lá: Roy Orbison, Jeff Lynne e Tom Petty. Ao mostrar para o pessoal por lá reunido, a canção “Handle With Care”, George resolveu tentar gravar esta canção com a ajuda dos amigos que estavam ali. O resultado foi surpreendente, e como todos ficaram muito felizes com essa parceria, decidiram montar os Traveling Wilburys. Isso tudo acontecia em meados do ano de 1988, e, no final deste mesmo ano, o grupo recém-formado já perdia um dos principais líderes, Roy Orbison, veio a falecer no dia 6 de Dezembro. Sem Roy Orbison, o grupo terminou seu primeiro álbum Traveling Wilburys Vol. 1. No videoclip da música “The End of The Line”, há uma homenagem para Roy, em determinado momento da música, onde figura uma foto dele e uma guitarra igual a que ele costumava usar.

    Dois anos após o falecimento de Roy Orbison, o grupo lança seu segundo e último trabalho: The Traveling Wilburys Vol. 3 (isso mesmo, vol. 3, apesar de ser o segundo álbum do grupo). A curiosidade é que todos do grupo usavam pseudônimos dentro do grupo, e os pseudônimos usados no Vol.1 e no Vol.3 são diferentes confira:

 

No álbum Traveling Wilburys Vol. 1:

  • Nelson Wilbury - George Harrison
  • Lefty Wilbury - Roy Orbison
  • Otis Wilbury - Jeff Lynne
  • Charlie T. Wilbury Jr. - Tom Petty
  • Lucky Wilbury - Bob Dylan

No álbum Traveling Wilburys Vol. 3:

  • Spike Wilbury - George Harrison
  • Clayton Wilbury - Jeff Lynne
  • Muddy Wilbury - Tom Petty
  • Boo Wilbury - Bob Dylan

O nome do grupo...

    O nome "Wilbury" foi um termo familiar utilizado por George Harrison e Jeff Lynne durante a gravação do álbum Cloud Nine. Em inglês "We’ll bury them in the mix" pode ser traduzido como "nós os enterramos na mistura". No início, George Harrison sugeriu o nome The Trembling Wilburys, mas posteriormente acabaram mudando para The Traveling Wilburys.

O fim...

    O falecimento de Roy Orbison, vocalista do grupo, e a onipresença compositora de Bob Dylan no segundo álbum, (mais da metade das canções foram compostas por ele), contribuíram para um final amistoso do grupo.

Confira o site oficial do grupo: http://www.travelingwilburys.com/default/index/

 

Até a próxima!

Coluna do Felipe - Entre o céu e o inferno

09-12-2009 23:45

    Olá amantes da música!

    Bom essa matéria é especial, pois trata de um assunto muito importante, a crença em Deus por parte dos artistas. Veremos nessa matéria os artistas que buscam o céu com lindas melodias e com letras que tocam a alma e veremos também aqueles que chegam ao inferno com um rock pesado e letras tenebrosas. Vem comigo!

    Bom vamos começar no cenário nacional, o artista queridinho dos anjos é nada mais nada menos que Roberto Carlos, ele compôs belas músicas religiosas que tocam profundamente a alma, como “Nossa Senhora” e o “O Homem” (uma bela homenagem a Jesus, vale a pena conferir esta bela canção!), também do mesmo lado de Roberto, encontramos Gilberto Gil que compôs uma música suave e profunda: “Se eu quiser falar com Deus” que chegou a ser interpretada na bela voz de Elis Regina. Não podemos esquecer também de um jovem compositor sucesso em BH, o romântico Vander Lee que compôs a canção “Onde Deus possa me ouvir”. Por último, mas jamais esquecido, o cantor de nossa cidade Silvio Britto com o seu grande sucesso “Cidadão” uma música que muitos desejavam ter composto!

No cenário internacional encontramos o bom e velho Led Zeppelin, com a celestial “Stairway to Heaven” (sem palavras, excepcional música, 5 estrelas!), podemos encontrar algumas músicas desse tipo também no Queen e muitas outras bandas, bom se eu fosse citar todos que seguem por este lado, com certeza, iria demorar bastante (ainda bem!)..

 

    Já no outro lado, encontramos Matanza, com várias músicas tendenciosas ao “lado de baixo”, encontramos também um grupo brasileiro reconhecido no exterior: Mutantes, com uma músicas atípica “Ave Lúcifer”. Se olharmos internacionalmente acharemos vestígios até na lendária Guns ‘n’ Roses, enquanto completa, com a música “Sympathy for the Devil” (Simpatia pelo Demônio)encontraremos o grupo que marca esse tipo de música: AC/DC, com rocks entitulados: Hell Bells (Sinos do Inferno), Highway to Hell (estrada para o inferno).

 

    Entre os dois lados, existe o meio termo: Raul Seixas. O maluco beleza compôs músicas tanto ligadas ao diabo quanto a deus, além de compor muitas músicas baseadas na bíblia. “Fazendo o que o diabo gosta”, “D.D.I. Discagem Direta Interestelar” e “Rock do Diabo” mostram o lado negro de Raul, mas o que poucos lembram nessa hora são músicas como: “Judas”, “Um Messias Indeciso” e a belíssima “Ave Maria da Rua”.

 

    É isso aí pessoal, e só pra lembrar: fiz essa matéria para a curiosidade de alguns, não tem nada a ver com influenciar para o lado ruim. Até a próxima!

Coluna do Felipe - Clássicos Recentes

04-12-2009 18:33

Olá fãs da música!
Pessoal, de algum tempo pra cá acabei tendo o prazer de reencontrar clássicos do rock de anos atrás. Bom, preparei para vocês, uma lista com algumas destas músicas que vale a pena dar uma olhada.
Organizei essas músicas em um Ranking que vocês conferem abaixo.

1. Wonderwall - Oasis
2. Hotel California - Eagles
3. Fairy Tale - Shaman
4. Times Like These - Foo Fighters
5. November Rain - Guns 'n' Roses
6. Girls of Summer - Aerosmith
7. Dust in The Wind - Scorpions
8. Ordinary World - Duran Duran
9. Californication - Red Hot Chili Peppers
10. Breakout - Foo Fighters

Depois desse top 10, só de feras, vou mandar umas sugestões de bandas pra quem estiver afim:
- Quem estiver afim de um rock alternativo, estilo blink 182, offspring, vale a pena conferir a banda +44 ou Plus 44, principalmente o maior sucesso deles: When Your Heart Stops Beating.
- Aproveitando o embalo do Por Toda Minha Vida do Raul Seixas, vo mandar umas sugestões de músicas dele muito boas que pouca gente conhece: Sou o que sou, sunseed, loteria da babilônia.
- E pra quem gosta de MPB, taí um grande compositor de músicas românticas: Vander Lee, vale a pena conferir algumas músicas como "Esperando Aviões", "Farol", "Onde Deus Possa Me Ouvir".


Pra fechar essa 1ª matéria escolhi uma música do Ultraje A Rigor espero que gostem:
Ultraje A Rigor - Eu Não Sei