BEM VINDO AO JORNAL EMSA! Você está na seção Geral

SEÇÕES: CINEMA - COLÉGIO - EMSA - ESPORTES - GERAL - JOGOS - MÚSICA - VESTIBULAR

Geral

Pesquisa de Campo adiada pela nova gripe.

13-08-2009 17:28

    As excursões que estavam previstas para os dias 26, 27 e 28 do mês de Agosto foram adiadas em função da nova gripe por questões de segurança. Segundo o Colégio, os alunos não devem correr o risco de serem contaminados com o vírus. Além do Colégio, os pais também já estavam se preocupando com seus filhos.

    Com isso, a data da viagem mudou: será nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2009.

    Agradecemos a compreensão de todos.

Livros em Destaque: Como se dar bem no novo ENEM!

13-08-2009 15:01

Autor: Wander Garcia (organizador).

Categoria: Didático.

Editora: Foco Universitário.

Preço Médio: R$64,00.

Descrição

Por que é bom se dar bem no ENEM?

Para ganhar BOLSA DE 100% ou de 50% em universidades privadas! (PROUNI - Programa Universidade para Todos)
Para CONTAR PONTOS NO VESTIBULAR de centenas de universidades privadas e públicas!
Para PASSAR NO VESTIBULAR das universidades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado!

Por que estudar pelo livro "Como se dar bem no novo ENEM!"?

Porque o livro te ajuda a fazer o melhor estudo para ser avaliado nas 21 habilidades:
Treinar pelas provas anteriores
Porque o livro tem TODAS AS QUESTÕES DO ENEM (1998 A 2008)
Porque todas as questões do livro estão COMENTADAS
Porque o livro tem as ANÁLISES OFICIAIS DAS questões pelo Ministério da Educação
Porque o livro está classificado pelas 21 HABILIDADES exigidas na prova Porque as questões do livro estão em ORDEM CRONOLÓGICA de Exames
Porque os comentários e gabaritos do livro estão na MESMA PÁGINA das questões
Porque o livro tem DICAS para as questões objetivas e para a redação
Porque o livro EXPLICA a prova do ENEM e o PROUNI
Porque o livro é o ÚNICO com todas essas características
Porque ir bem no ENEM é o MELHOR INVESTIMENTO para o seu futuro

É por isso que podemos afirmar com uma exclamação que esse livro vai mostrar a você "Como se dar bem no Novo ENEM"

 

Pesquisa mostra que certos refrigerantes podem causar câncer.

13-08-2009 14:12

    Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
    Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam acima desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
    Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
    A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
    O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
    O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
    Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
    O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

Adoçantes e corantes
    A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.
    Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo --que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil-- e amarelo tartrazina --com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.
    Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.

Outro lado
    A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.
    A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".
    Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."

Fonte: Folha de São Paulo

Atualizações 11/08.

11-08-2009 23:59

Biologia

Aula sobre Sistema Digestivo (.ppt).

Página Inicial

- Criação da seção "Vestibular" na página principal.

Vestibular

- Lista de Universidades da região em relação a adoção do novo ENEM.

Entenda como a UnB planeja adotar o novo Enem a partir de 2011.

11-08-2009 16:14

Mudanças no formato do exame preocupam os jovens. UnB não pensa em substituir o seu atual processo seletivo.

    Mais de quatro milhões de jovens devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, neste ano, ganhou uma importância ainda maior porque a nota passa a valer na disputa por uma vaga na maioria das universidades federais do país. Na Universidade de Brasília (UnB), porém, a adesão ao novo Enem só vai acontecer em 2011.

    A nota no exame poderá ser usada como parte da nota do vestibular da UnB ou para preencher parte das vagas. A instituição não cogita substituir o atual processo de seleção, que há mais de dez anos utiliza conceitos como o de interdisciplinariedade e contextualização nas questões da prova, tanto no seu vestibular quanto no Programa de Avaliação Seriada (PAS).

    “O sistema é um avanço por ter um exame unificado no país, mas tem o problema ainda da diversidade no ensino médio no Brasil, que pode ter forte implicação para a forte migração de estudantes de uma região para outra”, afirma Márcia Abrahão Moura, decana de Graduação da UnB.

    Com a mudança no formato do Enem, o número de questões foi mais do que duplicado (passou de 63 para 180) e a prova será aplicada em dois dias (3 e 4 de outubro). No ano que vem, o Enem será obrigatório para todos os estudantes do último ano da rede pública.

Fonte: G1 Vestibular.

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>